Home / Tipos / Tintos / Aglianico

Aglianico

Essa é uma das uvas mais subestimadas pelos amantes do vinho. O mundo nem sempre é justo, mesmo…

Em primeiro lugar, a pronúncia. Não diga Agliânico, como seria o natural, em português. Diga Alhiánico. É assim que você vai ouvir italianos pronunciarem o nome dessa uva.

Aglianico chegou ao sul da Itália, mais especificamente às regiões da Campania e Basilicata, graças aos povos gregos e fenícios. Não é à toa que Aglianico também é conhecida, oficialmente, como Ellenico, ou Ellenica.

Essa é uma das uvas mais antigas, entre as consideradas nativas da Itália. Se quiser saber mais sobre uvas nativas, também chamadas autóctones, clique aqui.

Vinhedos de Aglianico brotam cedo, mas essas uvas demoram a amadurecer. Como essas vinhas apreciam climas quentes e secos, é possível encontrar algumas boas tentativas de cultivo e produção, fora da Itália, na Califórnia e na Austrália.

A Aglianico é conhecida pela produção de vinhos tintos encorpados de caráter mineral, que remetem a figo e a cereja, com taninos firmes, boa acidez e um interessante potencial de envelhecimento. Na realidade, quando jovens, seus taninos podem ser até um pouco duros, mas vão amaciando com o tempo.

O passar do tempo também muda a cor do Aglianico, de vermelho grená para terracota, além de ressaltar aromas de ameixa e chocolate.

Sobre Vallagarina

A Agrovitivinícola Vallagarina Ltda. é um projeto feito unindo a tecnologia alcançada pelas pesquisas e esforço político. É financiado pela PAT – Província Autônoma de Trento, através da Associazione Trentini nel Mondo, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através de um convênio que envolve seus órgãos e instituições.

Check Also

Prosecco

Prosecco (em esloveno Prosek) é uma casta de uva branca da família da Vitis vinífera, ...